quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Einstein no Ibirapuera

Iniciada em 24 de setembro, a exposição sobre a vida, tanto científica quanto pessoal, de Albert Einstein merece destaque em nosso blog. O cientista que revolucionou a física, e a aproximou de um lado mais humano, finalmente teve sua vida reunida e exposta para o público interessado.
Divididas em dez sessões, as obras do cativante Beto são magnificamente exibidas e explicadas através de experiências interativas que utilizam o que há de mais novo em matéria de tecnologia, grande parte dela possibilitada pelas próprias teorias discutidas.
Após percorrer um espaço titulado “Vida e Tempo”, o visitante, já por dentro de toda a trajetória da infância, da juventude, e da idade adulta de Einstein, incluindo seu boletim e seu prêmio Nobel, tem a oportunidade de iniciar uma viagem mental, talvez a mesma realizada pelo gênio, que discuti os aspectos científicos da luz, do tempo, da energia, dos átomos e da gravidade, todos envolvendo as brilhantes descobertas de Beto.
Com uma “Teia de Luz”, jogo no qual se tem o objetivo de desviar dos focos de luz (como os clássicos do cinema); uma divertida “Máquina do Tempo”, que estipula sua idade em diferentes velocidades, obedecendo à Teoria da Relatividade; um sistema de sensores que lhe permite “atestar” a deformação que a matéria causa no espaço (sendo você a matéria) e uma série de outras simulações tecnológicas, a trajetória se qualifica como uma grande experiência, até mesmo inesquecível, na minha concepção.
De quebra, são mostradas as contribuições do cidadão global ao mundo, seu inigualável legado à sociedade científica e o filme 3D ”Viagem quase à velocidade da luz”. É a maior exposição já feita do gênio, só fechará as portas em 12 de dezembro, é um crime não comparecer.

Obs: para mais informações consulte: www.einsteinbrasil.com.br

4 comentários:

Henrique César disse...

Detalhe: no último domingo do mês é de graça, gratuito, grátis!!!

Gustavo disse...

Etapas da exposição:

1 - VIDA: a primeira parte da exposição apresenta a história e fotos de Einstein desde sua infância até o início de sua carreira como físico. Na seção, o visitante encontra três retratos Del feitos por artistas plásticos brasileiros especialmente para a exposição.

2 – LUZ: Einstein estudou a propagação da luz. Nesta seção, há uma instalação semelhante a uma teia de luz, igual à dos filmes de ação. O visitante poderá brincar de atravessar a estrutura sem tocar nos raios luminosos.

3 – TEMPO: quando um viajante se desloca em alta velocidade, o tempo para ele passa mais devagar. A idéia é mostrada na Máquina do Tempo. Ela calcula a sua idade caso você viajasse em uma espaçonave à velocidade da luz.

4 – GRAVIDADE: uma projeção de partículas de luz, na parede, se deforma conforme o visitante se aproxima. A interação simula o efeito da gravidade, como se o corpo do visitante tivesse essa força que altera a trajetória dos raios de luz na parede.

5 – GUERRA E PAZ: a exposição traz uma cópia da carta que Einstein escreveu ao presidente americano Franklin Roosevelt em 1939. Ele denunciava os estudos atômicos dos nazistas e pedia que os EUA se apressassem para ter a bomba antes deles.

6 – LEGADO: projetores lançam raios de luz contra três paredes. É uma harpa de luz. Para tocar, basta passar a mão nos raios luminosos. A instalação é uma forma de lembrar como as teorias de Einstein para a luz levaram a aplicações práticas. O projeto foi elaborado por duas brasileiras e já ganhou dois prêmios internacionais de arte e tecnologia.

7 – BRASIL: a peça artística mais preciosa da mostra é um retrato feito a caneta por Cândido Portinari em 1961. Foi um presente para o filho, que estudava matemática na França.


Fonte: Revista Época.

Bárbara Schneider disse...

Nossa!! Realmente muito legal..
se deixasse por minha conta eu não saberia dessa exposição, mas agora que sei, com certeza irei!

' André Vernilo ' disse...

Nossa !! Que Bom que existe uma exposição do Einstein, assim podemos se aprofundar um pouco mais a respeito de seu '' trabalho''.