Cientistas franceses estão testando uma tecnologia usada em satélites e aviões para criar um coração artificial que responda melhor ao corpo humano. Até agora, o novo sistema só foi testado em animais, mas no futuro pode dar esperança de vida para pacientes, sem a necessidade de transplante.
Pequenos sensores que medem a pressão do ar e a altitude em aviões e satélites foram usados no coração artificial, para detectar itens como a velocidade dos batimentos cardíacos e a pressão em suas paredes. Isso permite que o aparelho responda imediatamente, caso o paciente precise de menos ou mais sangue. A expectativa é que custe cerca de US$ 192 mil --um dos corações artificiais mais avançados, produzido nos Estados Unidos pela Abiomed, custa cerca de 250 mil.
O aparelho criado pelos franceses tem duas bombas para mandar sangue para os pulmões e o resto do corpo, assim como ocorre com um coração real. Outros corações artificiais tinham apenas uma bomba.
O produto só foi testado em carneiros, más a expectativa é que os testes em humanos comecem nos próximos dois anos.
Já pensou que ótimo seria se todas as pessoas que precisam de transplantes de coração pudessem usar um coração artificial?
Isso salvaria a vida de muitas pessoas, mas por enquanto isso é só um sonho que poderá ser realizado daqui uns anos.
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Nossa, mais uma idéia bem criativa, corações artificiais.Apesar de que vai custar bem, bem caro, a esperança de vida para aqueles pacientes que precisam de transplante de coração irá crescer muito.
E esse sonho de poder viver por mais uns anos para esse pacientes está num futuro bem próximo.
Agora imaginem a próxima invenção que cientistas irão ter...
Maa, amei o post!
XD
Espero que esse novo projeto do coração artificial funcione e salve a vida de muitas pessoas.Assim, os cientistas provarão que a ciência está crescendo a cada dia voltada para o benefício das pessoas e não apenas para a astronomia, como muitas pessoas pensam.
A ciência a cada ano está avançando muito. Quem diria que chegaria a esse ponto de ''fazer'' corações artificiais ?. Tomara que dê certo, pois será um grande passo para a Humanidade.
É mesmo uma pena que só acontecerá mais no futuro... seria muito bom se esses corações ja pudessem ser utilizados por humanos porque realmente salvariam algumas pessoas, mas o problema está no preço, que, ainda hoje, não é acessível a toda população- principalmente brasileira.
Ao mesmo tempo em que é surpreendente, a criação de um coração artificial parece tardia comparada ao desenvolvimento tecnológico constatado atualmente.
Mas afinal, felizmente e finalmente tal projeto está sendo desenvolvido. Talvez, começando pelo coração, a prática de substituição de órgãos "orgânicos" por artificiais abranja outros mais requisitados para filas de transplantes.
Interessante o assunto levantado por Naomy. Geralmente instituições costumam atribuir características degradantes a novos projetos científicos, alegando se tratar de cobiça, ganância e até "complexo de Deus" por parte dos cientistas. O LHC, quando anunciado nos tablóides como a máquina que seria responsável por descobrir a partícula de Deus, deve ter deixado fanáticos religiosos do mundo tementes de medo, quando ,na verdade, deveriam estar tementes de respeito diante dos possíveis benefícios para a humanidade que tal invento pode oferecer.
Mais incrível do que a capacidade do ser humano em desenvolver novas tecnologias voltadas à solução de antigos problemas, é a propensão de outros em desmerecer, contorcer e contradizer tais soluções.
Postar um comentário