Talvez a humanidade tenha que esperar muitos anos para descobrir o que realmente é um buraco negro.
Acho que a procura pela resposta trarão mais perguntas, já que não sabemos direito como funciona o universo.
Os buracos negros parecem ser os responsáveis pelas ações mais violentas no universo, as explosões e os jatos que emitem a forma mais energética de radiação.
Se os buracos negros sugam tudo e não emitem luz, como sabemos que eles existem?
Notícia “Buracos negros em fúria” de Marcelo Gleiser publicada no dia 15/06/08
quinta-feira, 24 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
15 comentários:
O assunto buracos negros intriga as pessoas, pois se eles sugam tudo e não emitem luz, como sabemos que eles existem?
A nossa Via Láctea tem um buraco negro do tamanho de 3 milhões de sóis!!!
Quando uma matéria é acelerada, jogada na direção de um buraco negro, ela emite radiação.
Acredito que com o LHC podemos entender mais a fundo o termo buraco negro.
by: ju
Talvez realmente a humanidade tenha que esperar muitos anos para descobrir o que é um buraco negro.
Mas eu acredito que com o LHC, o Grande Colisor de Hádrons, podemos sim descobrir o que é e como funciona o buraco negro mesmo ele não emitindo luz.
É mesmo como? Mas sempre que me falam de buracos negros me lembro dos filmes no espaço quando as naves atravessam um buraco negro... que falso meu!haha
A, mas que seria interessante descobrir como é dentro de um buraco negro deve ser muito legal e também muito importante para a ciência.
Os buracos negros "sugam" tudo e não emitem luz e habitam o coração da maioria das galáxias como por exemplo a nossa Via Láctea que tem um buraco negro gigante.Alguns buracos negros são tão antigos quanto o próprio Universo,emitindo incrivéis quantidades de radiação.
Realmente os buracos negros são intrigantes.
Segundo a reportagem "Buracos negros"
não é exagero dizer que buracos negros representam a fronteira entre o racional e o absurdo, entre o possível e o desconhecido. Esses buracos parecem ser os responsáveis pelos eventos mais violentos no cosmo, as explosões e os jatos que emitem a forma mais energética de radiação, os raios gama:apenas reações nucleares ou subnucleares podem atingir tais energias. E eles não existem apenas agora. Alguns deles são quase tão antigos quanto o próprio Universo, emitindo incríveis quantidades de radiação em explosão.
quando uma abordagem direta não funciona, é necessária uma abordagem indireta - afinal, como reconhecer um quarto escuro, com os olhso vendados, senão através do tato?
E é este o desafio dos físicos neste século :) , aprender a fazer as perguntas corretas a natureza, para entender misterios como os buracos negros!
muito bom!
Um buraco negro é um objeto com campo gravitacional tão intenso que a velocidade de escape excede a velocidade da luz. Nem mesmo a luz pode escapar do seu interior.Um buraco negro é o que sobra quando morre uma gigantesca estrela,.
Guilherme adorei seu post!
Como descobriram que os buracos negros existiam?
Como sabemos que eles existem mesmo?
Espero que com as pesquisas respondem a todas as perguntas que ninguém sabe responder.
Guilherme adorei seu comentário, e adorei a pergunta: Se os buracos negros sugam tudo e não emitem luz, como sabemos que eles existem?
O buraco negro é o ultimo estágio de estrelas.No seu interior a concentração de matéria é tão grande que nada pode escapar, nem a luz.então, como conseguimos saber que existem buracos negros?Eu acredito que é observando suas bordas, já que a luz fica em volta, possibilitando a sua percepção.Causam eventos mais violentos no cosmo(explosões e jatos que emitem a forma mais energética de radiação, entre outros).Com o telescópio Glast, os físicos poderão descobrir novas partículas elementares e até dimensões extra do espaço.E ainda nesse ano, o LHC deve entrar em funcionamento.Espero que dê tudo certo nesses dois projetos, e que descobertas aconteçam!
Gostei do seu post, Guilherme.
"Na verdade, a história não é bem assim." é a resposta de Marcelo Gleiser à pergunta que foi feita por ele em "Buracos negros em fúria" e se repete nesta postagem.
Em seguida, é explicado pelo autor que, quando a matéria é atraída pelo buraco negro, ela pode emitir radiação, o que nos permite comprovar sua existência. Em minha opinião este deveria ter sido o tema principal do post ao invés dos enigmas--alguns já descobertos--sobre buracos negros.
A reportagem original ainda coloca em pauta mais um motivo para detecção de buracos negros, os raios gama emitidos por eles. Tal radiação só pode ser produzida em reações nucleares ou subnucleares.
Graças ao Glast, telescópio responsável pelo estudo dos raios gama, a humanidade se aproxima do conhecimento infindável do Universo.
É, realmente esses buracos negros estão fazendo nóticia. Isso porque as pessoas não sabem realmente como acontece. O que vai relamete nos responder o que é um buraco negro é o LHC. Várias nóticias já saíram falando que ao ligarem o LHC os buracos negros vão implodir a Terra. Mas não; já foi comprovado e nada disso vai acontecer :)
Gui, seu texto ficou bem resumido né? Mas tudo bem, deu para entender o contexto!
Será que o buraco negro existe mesmo?
É ai que fica a grande duvida de todos nós!
É muito interesante falar sobre os buracos negros,acredito eu que muitos devem se interessar por cada noticia nova que aparece sobre os buracos negros até porque até agora não sabemos exatamente o que ele é.
Mas tomara que com toda essas pesquisas a gente fique cada vez mais informados sobre isso!
Bom eu acho Guilherme que o buraco negro eu um lugar que a gravidade e forte de mais que as pessoas nem nada vão um dia conseguir ver porque e tão forte que nada passa e como é responsável pelas coisas mais estranhas do universo eu discordo porque eu acho que o buraco não se move
Os buracos negros correspondem a estrelas em seu estágio final de vida. Sua densidade e seu campo gravitacional se torna tão grande que nem mesmo a luz consegue escapar dele e, conseqüentemente, se para nós enxergarmos algo, a luz precisa ser refletida, não podemos ter a visão de como ele seja. Existem alguns mecanismos, na atualidade, que permitem identificá-los, através do comportamento dos corpos em sua volta. Por exemplo: se um disco de gás ou uma estrela adquire um movimento sem causa aparente, que só pode ser causado por um objeto de massa muito grande, é possível que exista um buraco negro que está causando esse fenômeno. Um outro método consiste em observar os efeitos da lente gravitacional e das radiações que são emitidas. Stephen Hawking, em 1947, mostrou que os buracos negros criam ou emitem partículas subatômicas conhecidas como radiação Hawking.
Postar um comentário