quinta-feira, 24 de abril de 2008

Origem comum

Comentário:

Os jornais, revistas, a televisão e outros meios podem nos passar diferentes informações, sobre diferentes assuntos do cotidiano, ou da história do universo. E, o famoso Big Bang, foi onde esta história começou, onde “nasceram” (milhões de anos atrás) as estrelas, a Lua, o Sol e os planetas...
As estrelas se formaram a partir de um conglomerado de átomos, atraídos pela gravidade, formando nuvens de matéria que, girando de uma forma instável, se contraem. Essas estrelas ao morrerem (por conta de sua enorme massa) forjaram em suas entranhas os elementos químicos mais pesados –carbono, oxigênio, ferro- lançados ao espaço em seus últimos estertores.
Esses átomos se espalharam pelo espaço, espalhando também vida. O “ciclo” das estrelas continuou, e assim mais vida se espalhou.
O Sol, os planetas e a Lua nasceram quase 10 bilhões depois, todos com origem violenta: com cometas e asteróides bombardeando suas superfícies, com radiação solar letal e com poucas chances de vida. Apenas um planeta, por não estar nem tão perto e nem tão longe do Sol, possui água e atmosfera.
Os elementos químicos começaram a se combinar formando moléculas complexas, e delas, surgimos nós.
Os jornais, revistas, a televisão estão sempre nos informando sobre preconceito, então para as pessoas preconceituosas vale lembrar que todos nós, humanos, temos a mesma origem.


Link de Reportagem:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe2402200805.htm

17 comentários:

Anônimo disse...

Bárbara, eu adorei seu comentário, foi bem criativo e muito explicativo. O que eu mais gostei foi no último parágrafo onde você falou sobre o preconceito, eu achei bem legal você tocar nesse assunto e na minha opinião o preconceito não leva a nada. Por que existe o preconceito se todos nós temos a mesma origem? Não é verdade?

Juu Escames Pizzolato disse...

Sim, o Big Bang, a origem do universo foi onde tudo começou, estrelas, planetas e etc.
Estrelas: elas nascem quando nuvens de hidrogênio entram em colapso devido a própria gravidade.
Planetas: não possui fonte própria de energia e gira em volta de uma etrela, a qual reflete a luz.
E em falar que existe preconceito de raças ainda!

. disse...

Bárbara, achei muito legal seu texto, ele explica a reportagem de um jeito bem descontraindo e fácil de ser interpretado.
Adorei a parte que você menciona o preconceito, porque todos nós seres humanos temos a mesma origem, do famoso Big Bang onde se originou as estrelas, a Lua, o Sol, os planetas...

Naomy disse...

Concordo com você Bárbara.Se não mudarmos nossa maneira de pensar e agir sobre os outros, iremos causar mais conflitos étnicos, pois muitas pessoas não entendem ou não querem entender que possuímos a mesma história, a mesma origem a mais ou menos 14 bilhões de anos atrás, que somos todos produtos do cosmo, o qual nos aproxima uns dos outros.Como Marcelo Gleiser diz: "Espero que não sejam necessários outros 10 mil anos para usarmos esse conhecimento com sabedoria".

Anônimo disse...

Barbara eu gostei muito do seu texto.
Todos nós temos a mesma origem que foi o Big Bang onde tudo foi surgindo,então pra que tanto preconceito?
Realmente é algo que não dá pra entender,porque informação e conhecimento sobre o preconceito é o que não falta,principalmente que é um assunto muito falado nas escolas.
O texto explica muito bem sobre como tudo surgiu!

Tayla Erustes Maia disse...

Bárbara gostei do seu texto. Achei ele muito bem explicado e resumido, isto é, fácil de se entender.
A, você esqueceu de falar no texto: o único planeta que possui água e atmosfera é o planeta Terra(se alguém tivesse alguma dúvida).
Só não tenho certeza se o planeta Terra é mesmo o único que tem atmosfera...
Bom como já disse seu texto ficou muito bem explicado. Também gostei quando você mencionou sobre o preconceito, que é a pura verdade. Todos nós temos a mesma origem, somos iguais por dentro(não falo de caráter, e sim de: 1coração, 2 pulmões, etc)e não tem porque ter preconceito. O que temos por fora é uma capa! E sim o que temos dentro(agora sim falo de caráter)
é o que vale!

' André Vernilo ' disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
' André Vernilo ' disse...

Na minha opinião o melhor parágrafo foi o último que você citou o preconceito, e ele não gera nada, nós devemos respeitarmos uns aos outros. Não é por causa da sua raça, da sua origem que devemos julgá-la, seu comentário foi muito bom Bárbara, adorei sua interpretação...!!

paulinha disse...

Barbára ótimo texto.
Achei muito interssante tocar no assunto do preconceito pois se todos nos viemos do mesmo lugar formados dos mesmos elementos químicos,há bilhões de anos atrás,ou seja o preconceito não tem sentido algum.
Talvez precisemos começar do começo para que as coisas mudem,no começo não só da civilização mas no começo de tudo.

Anônimo disse...

parabéns pelos comentários, crianças!

Thaynara da silva disse...

nossa Barbara gostei da sua reportagem muito interessante.
Gostei muito como você explico sobre as células e mais !
bjokass*
fui!

Raissa Oliveira disse...

Barbara, seu comentário esta excelente, maravilhoso. Realmente o universo é impresionante, cada vez que conheço um pouco mais me supreendo muito.
Todos sabemos que o universo se originou através do famoso Big Bang, mas é interessante sabermos que nós também somos consequencias disso. E a nossa amiga sitou um fato muito importante, o preconceito. Isso não deve existir pois todos nós surgimos de uma mesma forma. Amei sua reportagens Barbara, parabens pelo comentário excelente.

Mônikaa disse...

A visão moderna do cosmos aproxima uns dos outros. Smos todos iguais, ricos, pobres, etc. Todos compostos pelos mesmos elementos químicos. Nossa história começa a 14 bilhões de anos atrás. Aos poucos, os elememntos químicos foram se combinando, formando moléculas complexas. Delas, surgiu a vida. E dela nós surgimos. Devemos usar o nosso conhecimento, sobre a origem de nossas vidas com sabedori, quem sabe assim as diferenças étnicas, religiosas, sociais não seriam mais aceitas?!

Henrique César disse...

Não há o que acrescentar. Seu texto realmente superou significativamente os outros. O assunto completo da notícia "Origem Comum" está totalmente explicado e detalhado com grande trasparência, parabéns pelo seu desempenho. Adicionar mais informações sobre a origem comum seria desnecessário, gerando apenas repetidas informações.
Quanto a sua opinião sobre as diferenças e o preconceito comum na atualidade, é condizente com a minha, que consiste na reflexão de que apenas seres subdesenvolvidos e apegados às culturas inúteis que tanto foram implantadas ao longo da história da humanidade, são incapazes de qualquer empatia. Sempre que penso na imensidão do universo e no quanto tem a ser explorado, parecem insignificantes os hábitos mundanos que nos rodeiam durante a vida, que dificilmente são percebidos ou eliminados pela falha mente humana.

Guilherme Minelli D'Andréa disse...

Bárbara, gostei muito do jeito em que você explica a reportagem, e da sua postagem, na minha opinião uma das melhores postagens até agora.
Gostei muito na parte em que você fala sobre o preconceito, e concordo plenamente com você.

Gustavo disse...

Explorar o Sistema Solar em busca de vida fora do planeta Terra é o maior objetivo na atualidade de astrônomos do mundo inteiro.
De acordo com a Teoria de Oparin, a hipótese mais aceita para explicar a origem da vida em nosso planeta, sugere que a atmosfera da Terra era formada por uma mistura de gases, entre eles metano, amônia e hidrogênio e muito vapor de água.
Esses elementos químicos eram constantemente atingidos por relâmpagos e raios ultravioletas do Sol. Conseqüentemente, houve a quebra dessas moléculas formando simples átomos, os quais se juntaram para formar simples compostos orgânicos.
Graças aos violentos temporais que se abatiam sobre a Terra, esses compostos eram levados aos oceanos primitivos. Nesses locais, formou-se um ´´caldo`` de substâncias orgânicas, formados pela união dos compostos orgânicos, constituindo o ponto de partida para a origem da vida.
As células que se formaram passaram a capturar a energia proveniente do Sol para utilizar em suas vias metabólicas. A partir daí, as células passaram a se ´´especializar`` formar sistemas mais complexos. Por exemplo: algumas células que formavam os compostos orgânicos transformaram-se em microscópicos cílios, representando o seu sistema locomotor.
Através desse processo, outros organismos mais complexos formaram-se.

Físico reúne em livro melhores textos disse...

Ps: Murillo

Eu acho que o comentário da Bárbara esta ótimo principalmente no final que ela da um ótimo recado e a reportagem que ela pegou fala que todos nos temos a mesma origem.
Pois tudo surgiu do big bang e não tem como muda algo que aconteceu a milhares de anos luz. E fala que O Sol, os planetas e a Lua nasceram quase 10 bilhões depois, todos com origem violenta: com cometas e asteróides bombardeando suas superfícies, com radiação solar letal e com poucas chances de vida. Apenas um planeta, por não estar nem tão perto e nem tão longe do Sol, possui água e atmosfera.
Os elementos químicos começaram a se combinar formando moléculas complexas, e delas, surgimos nós.