Obs: fazendo texto pelo e-mail da Tayla.
Texto:
Nunca pensariamos que existiria uma galáxia que está há 13 bilhões de anu-luz. E o mais interessante, mas não muito surpreendente que essa galáxia surgiu a partir do Big Bang. ''Mas, nos últimos 80 anos, ficou claro que a expansão cósmica é uma realidade. Hoje, sabemos que ela começou no famoso Big Bang, o evento que deu origem ao nosso Universo em torno de 13,7 bilhões de anos atrás.''
A parte que eu achei mais interessante foi quando o Marcelo Gleiser mencionou sobre Telescópios compensam isso, coletando luz e amplificando-a. Ainda assim, objetos muito distantes como a A1689-zD1 são imperceptíveis mesmo para nossos telescópios mais avançados.Eu fico pensando como que eles descobriram essa galáxia !
É uma pena essa galáxia estar tão distante, porque isso dificulta os estudos que os cientistas podem ter. Mas só a descoberta já foi algo muito interessante.
Achei muito interessante ele ter publicado isso pois assim as pessoas pode se informar mais sobre o que está acontecendo no dia-a-dia do espaço.
Acho que todo mundo tem a curiosidade de ver o universo cada vez mais perto, e isso a cada ano vem se tornando mais real para os cientistas!
Link: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe1603200804.htm
Feito por: Alana Luísa
terça-feira, 8 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
16 comentários:
Alana seu texto ficou muito bom. Deu para ter uma idéia de como essa galáxia é distante. E de que cada desbobrimento dos cientistas é uma vitória, um avanço.
Essa galáxia é realmente distante. Fiquei impressionada com a distância. E assim deu para ter uma idéia do tamanho desse Universo! E como ela disse:e o mais interessante, mas não muito surpreendente que essa galáxia surgiu a partir do Big Bang. Afinal o Big Bang foi onde tudo começou!
Muito bom seu texto, muito informativo Alana!
Tchau para todos.
Beijos!
É ótimo ver que físicos estão estudando e buscando explicações sobre essas galáxias tão distantes, imperceptíveis aos nossos telescópios. Diferente da Alana eu não acho ruim as galáxias estarem muito distantes de nós. Isso se torna mais um motivo para estudarmos mais para conhecermos novas tecnologias e ter um amplo conhecimento sobre outras coisas que não sabemos até então.
Alana, eles descobriram essa galáxia, “com um efeito de extra ajuda: a luz de um objeto distante que passa perto de uma grande concentração de massa pode ser amplificada. É a chamada lente gravitacional. Uma amplificação de dez vezes, foi o que permitiu a descoberta dessa galáxia, retrato da infância cósmica”.
A1689-zD1, sim, uma galáxia.
E estudos indicam ser a galáxia mais distante jamais observada que está aproximadamente uns 13 bilhões de anos-luz de distância.
Acredito que agora sabemos que é quase impossível saber se tem ou não vida em outro planeta, para descobrirmos só com o tempo e a tecnologia.
Eu acho muito interessante quando pesuisadores descobrem mais uma parte do nosso universo, é intrigante porque pelo menos eu quero sempre saber mais sobre ele.
by: Ju Escames Pizzolato
Concordo com você Alana, é uma pena a galáxia estar tão longe, mas isso também tem seu lado positivo, os cientistas podem inventar um telescópio muito mais potente, descobrindo então muito mais coisas, como galáxias muito mais velhas, ou melhor, mais pistas do Big Bang , já que essa galáxia se formou a menos de 700 milhões de anos após o mesmo.Como o Marcelo Gleiser diz: "A luz que nos separa da escuridão é a luz da nossa curiosidade"
Alana seu texto fico muito Bom!
Concordo com você não e possível
Existir uma galáxia tão longe como essa!
13 bilhões ano luz.
Agora tenho certeza de que não pode haver vida nessa
Galáxia tão distante!!
Alana concordo com você e o texto que você escolheu ficou muito bom!
Bjokass**
Tchau!
Uma galáxia é um grande aglomerado de bilhões de estrelas e outros objetos astronômicos (nebulosas de vários tipos, aglomerados estelares, etc.), unidos por forças gravitacionais e girando em torno de um centro de massa comum, nossa galáxia se chama Via Láctea, a próxima galáxia se chama Andrômeda,que tem duas pequenas galáxias elípticas companheiras, existem diversas outras galáxias muito distantes da nossa, gostei muito de sua reportagem Alana, é muito interessante.
Conceber a imagem desta galáxia é mais uma façanha do incrível Telescópio Espacial Hubble, comentado na última notícia Micro Macro. Realmente, descobrir uma galáxia tão distante é um fato importante para os estudos astronômicos, porém a resenha assim como os comentários trazem algumas opiniões que descordo. A distância da galáxia, é claro, dificulta os estudos sobre ela, porém, no momento, acredito que seja mais importante conhecermos a nossa próproa galáxia, ou mesmo o sistema solar, que ainda possuem muito a ser explorado pelo homem. Ainda assim a galáxia nos fornece importantes informações, tais como a imensidão do Universo e sua expansão.
Outra questão abordada foi a possibilidade de existir vida nessa galáxia, por que isso é repugnado por alguns?
É quase óbvio que deve haver vida não só no planeta terra, levando em consideração os inúmeros planetas, sistemas, e galáxias que podem ser semelhantes ao nosso.
Achei muito interessante saber que existe uma galáxia a 13 anos-luz que surgiu a partir do famoso Big Bang que também deu origem ao Universo há 13,7 bilhões de anos atrás.
Um instrumento muito bom é o telescópio que coletam a luz e amplificam-na, mas mesmo assim muitos objetos que estão muito distantes são imperceptíveis para os nossos telescópios, mesmo os mais modernos e com alta tecnologia. A galáxia sendo tão distante dificulta os estudos e as descobertas que os cientistas querem fazer.
Más quem sabe se um dia os cientistas conseguem produzir um telescópio que seja capaz de captar imagens bem distantes!
Murillo Leon Ramos Roza
Alana eu achei que você usou um ótimo texto e também fiquei impressionado como eles ter descoberto uma galáxia a 13 bilhões de anos luz, achei mais impressionado com a invenção do telescópio, como eles conseguiram chegar tão longe com um telescópio e como o big bang criou tantas coisas e também acho que teria vida não sei como mais não podemos disser ao certo mais acho que teria vida
Tchau para todos
A A1689-zD1 é o nome de uma galáxia muito especial, esta a aproximadamente 13 bilhões de anos-luz de distancia. Nos últimos anos ficou claro, para os cientistas, que a expanção cósmica é uma realidade. Hoje sabemos que ela começou no Big Bang. Quanto mais longe a fonte de luz, mais fraca é. Por isso que não consiguimos ver Urano e Netuno a olho nu. A A1689-zD1 é imperceptivel mesmo para nosso telescópio mais avançado!
Alana, muito bom seu comentário!
Ótima reportagem, essa galáxia é muito distante.
E cada vez mais ela vai ficando mais longe. Realmente o Universo é muito grande, muito maior do que a distância dessa galáxia.
Gostaria de saber mesmo se existe vida em outros lugares do Universo, a não ser no planeta Terra.
Uma ótima escolha esse texto.
Alana do céu, têm uns errinhos de concordância, mas o texto ficou legal...
Que todos queriam ver o universo de perto, isso pode ser verdade, mas demoraria um certo tempo para a gente ver tudo. E além do mais,os nossos telescópios não conseguiriam captar todas as imagens do espaço...
Mais uma vez, está o glorioso Big Bang no começo de tudo, é, e tudo "nasceu" dele.
Beijos
Alana,ótimo comentário.
A1689-ZD1 é o nome de uma galáxia muito distante,jamais observada sua luz é extremamente fraca, ela está a aproximadamente 13 bilhões de anos luz longe de nós, quanto mais longe a fonte luz mais fraca, não so a distância enfraquece a luz mas a expansão cósmica também .
Uma amplificação de dez vezes é que permitio a descoberta dessa galáxia.
Fica muito evidente que o Universo possui dimensões tão grandes que nenhuma forma de vida existente na Terra conseguirá alcançar. A galáxia A1689-Zd1 é uma prova disso. Ela fica em uma distância que a luz, cuja velocidade no vácuo equivale a 300.000 Km por segundo, fica há 13 bilhões de ano-luz. As imagens dessa galáxia foram captada pelos telescópios Hubble e Spitzer. De acordo com alguns cientistas, essa pode ser a galáxia mais distante do planeta Terra, e sua formação ocorreu há mais 12 bilhões de anos, 700 milhões de anos depois do início do Universo. Devido a sua distância, é muito pouco provável realizar novas descobertas sobre essa galáxia, além disso, ainda é muito cedo dizer que existe novas formas de vida nesse lugar, embora seja provável que em algum ponto do Universo abrigue essa vida procurada pelos cientistas.
Alana gostei muito da sua matéria e do seu comentário. É interessante sabermos como surgiu o nosso universo, e hoje em dia a tecnologia e a ciência têm regredito muito e descobrindo novas coisas. Podemos ver isso em nosso dia a dia. É curioso o fato de como se originou o universo, e de onde viemos. Não sei muito a respeito do surgimento do universo, mas o pouco que sei me surpreende muito.
Postar um comentário